quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Como conservar sua coleção de revistas


Ótimo artigo sobre conservação de revistas em quadrinhos, extraído do site HQ Memória.

 Dicas de como conservar sua coleção de revistas.

– Evitar lugares fechados, úmidos, ou expostos diretamente ao sol. Locais fechados e úmidos são propícios à formação de fungos (mofo) e a exposição direta à luz solar enfraquece o papel acelerando seu envelhecimento e desbota as cores impressas.

– Estantes de madeira: Mesmo as de madeira maciça são pontos para proliferação de cupins e traças. O uso de prateleiras de madeira exige um grande cuidado vigiando atentamente as suas condições e mantendo-a sempre limpa e encerada. Sempre que necessário reforce a aplicação de verniz e mantenha sempre afastada da parede.

– Guarda roupa: Esse é um dos piores locais para se armazenar papel. É um ambiente propício para formação mofo e aparecimento de traças, principalmente em armários embutidos.

– Caixas de papelão: São como as prateleiras de madeira. Para terem eficiência os cuidados deverão ser redobrados. As revistas não podem ficar “socadas” dentro das caixas, pois com a compactação facilita o trabalho das traças. As caixas devem ser bem vedadas para evitar a entrada de poeira e insetos. Evitar encostar as caixas na parede e constantemente limpá-las.

– Prateleiras de aço: São as mais recomendadas pelo fator custo-benefício. São duráveis, leves, fáceis de montar e fáceis de limpar. É recomendado um local onde não há incidência de luz direta.

– Plásticos: Não é recomendado embalar as revistas em sacos plásticos e veda-los. O plástico apenas irá evitar a entrada de poeira e insetos, mas impedirá do papel “respirar”, gerando no interior um microclima desfavorável para a conservação do papel. Para que o plástico tenha a devida eficiência recomenda-se que a cada 3 meses ele seja aberto e a revista folheada para “renovar” o ar e impedir a formação do microclima. Uma desvantagem é que essa manutenção pode consumir muito tempo quando se tem uma ampla coleção embalada. Para vedar a embalagem prefira o uso de “fita mágica” ao invés do durex comum, pois com o tempo ela perde a sua eficiência.

– Caixas plásticas tipo “tupperware”: São mais eficientes e práticas que as caixas de papelão, fáceis de armazenar. Mas devem ser abertos a cada 3 meses retirando as revistas e recolocando-as novamente. Deve-se evitar a luz solar direta, pois esta acelera o processo de envelhecimento do plástico.

– Retirar a poeira das revistas é o menor dos trabalhos na conservação e pode ser feito a cada 2 dias. Use um bom espanador ou uma flanela limpa, tenha sempre o cuidado de limpar atrás das prateleiras. Nunca “bata a poeira”, pois estará compactando a poeira no papel e fazendo com que ela penetre entre as páginas das revistas.

– Os grampos que prendem as páginas só enferrujarão em duas situações: umidade e maresia. Para quem mora em cidades litorâneas é recomendada a retirada dos grampos das revistas para evitar a formação da ferrugem.

– Encadernar as revistas é esteticamente bonito, mas pouco recomendável e pode desvaloriza-la, caso o comprador queira comprar apenas uma revista separadamente.

– Não deixe que as revistas fiquem “empenadas”. Se deixar as revistas na vertical, alterne a posição delas a cada revista – deixe uma em posição normal e a outra de cabeça para-baixo sucessivamente. E a cada 30 cm coloque uma chapa de Eucatex ou uma edição de capa dura, para que fiquem firmes sem se curvar.

– É inevitável o amarelamento do papel, isso ocorre principalmente com o papel jornal utilizado na maioria das revistas publicadas no Brasil, e isso não desvaloriza em nada o exemplar.

– Naftalina e anti-mofo: Encontrados em praticamente todos os supermercados a preços bem acessíveis, a naftalina colocada em caixas (principalmente nas de papelão) ajuda a combater a traça e outros insetos. Lembre-se de trocar a naftalina com frequência. Um inconveniente: é que a naftalina deixa a revista impregnada com o cheiro. Caso o colecionador não se importar com o cheiro, use-a à vontade. Existe um modo de utilizar a naftalina sem defumar as revistas. Embrulhe as revistas em papel Kraft, dividindo em pequenos lotes, lacre bem com fita adesiva e coloque na caixa juntamente com a naftalina. Desse modo as revistas estarão protegidas e não se contaminam com o cheiro. Outro inconveniente é de que você terá de etiquetar cada pacote com a relação do conteúdo. Conforme já mencionado, não utilize plásticos use o papel para embalar as revistas.

O anti-mofo ou desumidificador é altamente recomendado para armários fechados e guarda-roupas, pois ele minimiza com grande eficiência o surgimento de fungos. Porém, assim como a naftalina, o seu tempo útil de uso é limitado, o que exige uma reposição periódica. Na internet você encontra receitas caseiras para fabricação de desumidificadores.

– Animais

Ter cuidado com a presença de animais de estimação junto a suas revistas. Muitas vezes o seu melhor amigo pode ser mais destrutivo que uma criança munida de tesoura e caneta.

– Manuseio: Esteja sempre com as mãos limpas ao manusear suas revistas. A pele das mãos é oleosa e se estiver suja pode marcar as páginas.

Evite dobrar a revista durante a leitura, isso “empena” a revista, estraga e solta as folhas. Utilize do marcador de páginas.

– Organização:

Classifique sua coleção de revistas. Para ajudar neste trabalho você pode utilizar diversos meios, que vai do prosaico caderno com os títulos listados a mão, passando pelas planilhas de Excel ou arquivos de Word até chegar a softwares próprios para tal finalidade.

– Softwares: Existe na internet uma diversidade de programas de registro de coleções, alguns são pagos, outros não. Indicamos o HQBOX, que é totalmente em português. O único problema é que este software esta um bom tempo sem atualização. Dos freewares indicamos o SICREQ, também em português e já vem com uma extensa lista de revistas cadastradas, além de opções detalhadas no registro de cada revista tais como: formato, desenhistas, roteiristas, historias, imagem da capa, resumo das histórias, etc..

Endereços para download: HQBOX / SICREQ ou SICREQ

Fonte: Acervo Vintage

Nenhum comentário:

Postar um comentário