domingo, 4 de outubro de 2015

Glossário do colecionismo: Do mundo do colecionismo de estátuas, figuras e bonecos

 

Ótimo artigo do site Limited Edition, a qual mostra a designação representativa usada no colecionismo.

Pensando nos novos colecionadores de estátuas, figuras e bonecos, criamos este Glossário de termos mais utilizados neste nosso mundo do colecionismo.

AF – Abreviação de action figure, significa figuras de ação.

Artist Proof – A maioria dos colecionáveis são limitados a poucas unidades e esgotam rapidamente. Porém, as pessoas que trabalharam na criação do colecionável também querem um exemplar, mas não podem pegar os que vão ao mercado para não restringir ainda mais a venda. Para isso existe as versões Artist Proof. Se um colecionável tem uma edição limitada de, por exemplo, 500 unidades, 520 são produzidas. Destas 20 sem numeração, apenas com o Artist Proof na base, são distribuidas para os artistas. Apesar de não ter absolutamente nenhum diferença em relação as outras peças, fora a falta do numero na base, quando alguém resolve vender, o preço fica bem maior que o original.

BAF – Abreviação de build a figure. É uma figura montável onde cada peça vem com um personagem de uma série específica. Para montar a figura inteira é necessário comprar a série completa.

Bobble Head – Figuras colecionáveis geralmente com a cabeça em tamanho acima do normal, desproporcional ao tamanho do corpo. A junção da cabeça com o corpo é feita através de uma mola, fazendo com que a cabeça balance ao mínimo toque.

Case – Descreve um “grupo de figuras” ou “pacotão de figuras”. São várias figuras de uma mesma série, ou mesmo figuras iguais, vendidas todas juntas, como em uma loja de atacados.

C&C – Abreviação de Collect & Connect. Palavra criada pela Mattel para designar seus “BAFs” (ver verbete acima)

Chase – Colecionável que se tornou raro e muito procurado, difícil de encontrar e caro.

Cinemaquette – Definição criada pelo fabricante Toynami para uma linha de estátuas baseadas em personagens de cinema. A palavra mistura cinema e maquete. Estas estátuas são ainda mais detalhadas e feitas apenas por encomenda, com preços acima de US$2000,00

Cloth Myth – Coleção muito popular de figuras de 6″ articuladas da série Cavaleiros do Zodíaco.

Cofre – Utilizado quando o colecionador pretende comprar determinada figura ou estátua. Ex: “A figura tal será cofre!”, “Aquela estátua será devidamente cofrada!”.

Comiquette – Definição criada pelo fabricante Sideshow Collectibles para uma linha de estátuas baseadas em personagens de quadrinhos. A palavra mistura comics com maquete.

Die cast – processo de fabricação em que o metal na forma líquida é injetado em uma matriz (die) para adquirir a forma

final. No caso de miniaturas significa que existem partes feitas de liga metálica.

Diorama – Item que tem um cenário onde as estátuas estão inseridas, como se fosse uma representação de uma cena.

Faux bronze – “falso bronze”. Coleção de estátuas do fabricante Bowen Designs pintadas de maneira a imitar bronze. São coleções limitadíssimas vendidas somente no site do fabricante onde cada peça passa dos US$300.00.

Full size – Escultura de corpo inteiro de um personagem, geralmente com escala 1:6 ou 1:8.

Gashapon – Máquinas japonesas normalmente expostas em fliperamas e à frente de lojas e restaurantes. Em troca de uma moeda, dão uma miniatura muito pequena baseada em um tema/anime. No ocidente, o termo gashapon se refere não às máquinas, mas às miniaturas em si.

Gunpla – kits de montagem da série Gundam

Life size – são estátuas ou bustos de tamanho real, com escala 1:1.

Loose – Figura loose é uma figura que está fora da embalagem original (loose = solto).

Maquette – Em português, maquete. Maquete é basicamente uma representação em escala de alguma coisa, seja ela um edifício, um objeto ou até uma pessoa/personagem.

Movie Masterpiece – Linha de figuras altamente detalhadas fabricadas pela Hot Toys e baseados em personagens de filmes.

Mint in Box (MIB) – Item mint in box (MIB) significa que nunca foi retirado de sua embalagem original.

Mixed Midia – Item feito de dois ou mais materias, por exemplo, resina e tecido.

Mint On Card (MOC) – O mesmo que MIB (Mint In Box), porém se refere à cartelas em vez de caixas. Ver MIB.

MOC (Mint On Card) – O mesmo que MIB, porém se refere à cartelas em vez de caixas.

Museum Quality – É uma serie de estátuas do fabricante DC Direct no formato Mixed Midia (ver glossário). São as maiores e mais caras estátuas dos personagens da DC Comics.

NRFB (Never Removed From Box) – Acrônimo para um colecionável que nunca foi removido de sua embalagem original. Um tipo particular de colecionáveis NRFB poderá sofrer de armazenamento em sua embalagem original e não pode ser tão bem preservadas como MIB colecionáveis ​​que podem ser armazenados em separado de suas embalagens em ambientes mais estáveis.

Premium Format – É uma serie de estátuas do fabricante Sideshow no formato Mixed Midia (ver glossário). As estátuas variam de 18 a 30 polegadas, todas com tiragem bem limitada e todas tem versões exclusivas com pequenos detalhes diferentes.

Paint Master – São as esculturas originais da peça, aquelas que quando prontas serviram de base para a produção em massa. Peças Paint master tem um acabamento / pintura superior as outras, pois são feitas e pintadas a mão pelos proprios artistas. Geralmente não são vendidas, ficam para os escultores, mas caso vá para o mercado, o valor chega a ser varias vezes superior ao da peça de produção e são muito disputadas.

Scalper – Originalmente, é o “cambista” do mundo do colecionismo. É aquele cara que vai em todas as lojas, compra todas as unidades de um determinado produto e depois vende para o colecionador por um preço exorbitante que ele determinar. Na prática, usa-se a expressão scalper para designar vendedor careiro, que pratica preços fora da realidade.

SD – super deformed. Como o próprio nome diz, são miniaturas deformadas (geralmente a cabeça gigante em relação ao corpo).

Trading Figure – Muito similar aos gashapons, mas geralmente com uma qualidade muito superior. Ao contrário dos gashapons, são vendidos em caixas e visam exclusivamente o mercado de colecionismo.

Variant – Variação de uma figura. Pode variar a cor, formato, cabeça ou parte do corpo.

Wave / série – Conjunto de estátuas/figuras de ação que são lançados juntos com um tema especifico dentro de uma coleção. Ex: uma coleção de figuras do Lanterna verde, possue várias waves/séries contendo cada uma delas itens/personagens relacionados ao universo dos lanternas verdes.

Fonte: Acervo Vintage

Nenhum comentário:

Postar um comentário